Arduino

Arduino é uma plataforma microcontrolada open-hardware* com um ambiente de programação open-source, muito fácil de usar e com um público muito amplo e diverso. Ele é usado por desde engenheiros até profissionais sem nenhuma bagagem em microcontroladores (em especial os designers).
*  Todos os diagramas estão disponíveis e passíveis de reimplementações e modificações.

Pode ser uma base comum para desenvolvimento de projetos e protótipos por ou em colaboração com pessoas com formações em áreas não ligadas à eletrônica ou programação. Ou até mesmo parar aprendizado nesses temas. Em suma: é um conveniente conversor A/D (para muitos tipos de sinais), com interface USB, ambiente de programação e várias entradas e saídas.
Esta plataforma é comumente usada em hacks de vários dispositivos eletrônicos, inclusive de um curioso aparelho portátil de EEG, como mostrado no vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. Eu comprei o meu aqui:
    http://www.dealextreme.com/

    Mas é demorado. Muitas outras lojas devem ter mais rápido, até pronta entrega no brasil. Pesquisando acha um monte.
    Dicas:
    * Há uma plataforma similar chamada teensy. Ela tem uma vantagem que o chip já é usb nativo (o arduino é uma porta serial convertida por outro chip) portanto há certas facilidades em usar esse hardware direto como teclado ou mouse, etc (i.e. sem driver, imagino eu). Essa plataforma tem funcionalidades similares e é compatível com o software Arduino.
    * Não compre nada na dealextreme que seja "blabla designer's". É falsificação. Comprei um teensy designer's lá e me ferrei, era incompatível com o software original.
    * Tem o arduino nano (modelo que eu comprei) que é compacto e encaixa direto em protoboard. O modelo padrão por outro lado, tem várias shells (expansões de toda natureza: redes em fio, interfaces, sensores, displays, etc etc) que se encaixam com facilidade. A shell aumenta a funcionalidade do arduino.

    ResponderExcluir