EEG: ritmos dominantes

O registro eletroencefalográfico é caracterizado por uma aparente irregularidade. O ritmo alfa é caracterizado por sinais com amplitude na faixa de 20 a 200 V e frequência entre 8 e 13 Hz, sendo melhor detectado sobre a região occipital (parte inferoposterior da cabeça). Este ritmo aparece com maior intensidade em indivíduos normais, despertos, em repouso e com os olhos fechados. O formato das ondas é geralmente arredondado ou curvo.
O ritmo beta apresenta frequências na faixa dos 14 Hz aos 30 Hz, raramente alcançando aos 50 Hz. O registro das ondas beta pode ser melhor realizado nas regiões frontal e parietal, apresentando amplitude menores que 30 V. As ondas beta são divididas em dois grupos: beta I e beta II. As ondas beta I apresentam frequências de 14 Hz a 17 Hz e são inibidas pelo esforço mental e atenção. As ondas beta II (18 Hz a 30 Hz) surgem quando ocorre ativação intensa do sistema nervoso central ou durante um estado de tensão.
O surgimento do ritmo teta está associado a estados de sonolência mais comuns na infância. A faixa de frequências para este ritmo situa-se entre os 4 Hz e os 7 Hz.
O ritmo delta é o mais lento, composto por ondas com frequência igual ou inferior a 3 Hz, de origem cortical. Ocorre mais facilmente na infância mas aparece também no sono profundo e nas enfermidades cerebrais graves.


A Figura 1 exemplifica ritmos característicos do EEG associados a vários estados de um indivíduo normal: da excitação ao sono profundo, contendo ondas alfa, beta, delta e teta.

A tabela abaixo ilustra diferentes limites de frequência em cada um dos ritmos citados.

                      Ritmos característicos do EEG normal e sua faixa de freqüências
Ritmo
Freqüência (Hz)
Comentários
Alfa
(α)
8 – 13
Occipital, associado com sujeito desperto e relaxado; mais intenso com os olhos fechados.
Beta
(ß)
14 – 30
Mais evidente nas derivações frontais-parietais; melhor observado com alfa bloqueado.
Delta
(δ)
1 – 3
Presente em:  crianças com menos de 1 ano; durante o sono normal; em doenças do cérebro; em anestesia profunda
Teta
(Θ)
4 – 7
Predominante em crianças dos 2 aos 5 anos; mais evidente nas derivações parietais-temporais



Anormalidades funcionais detectáveis pelo EEG


             O maior valor clínico da eletroencefalografia está, principalmente, no estudo dos ataques epilépticos, caracterizados por uma ativação excessiva do sistema nervoso central, permitindo detectar o seu tipo, localização e extensão. Para cada tipo de epilepsia existe um traçado específico do EEG, detectável durante as crises e entre elas.

Figura 2  Colocação dos eletrodos para aquisição do eletroencefalograma, de acordo com o Sistema Internacional de Posicionamento 10-20. Fonte
Figura 3  Método para conexão dos canais em um sistema de aquisição do EEG. Na aquisição monopolar o eletrodo de referência fica localizado no lóbulo da orelha, no pescoço ou no queixo. Fonte





27 comentários:

  1. Boa tarde
    Meu nome é Tamires, sou aluna do curso de Tecnologia Mecatrônica da Faculdade de Santo André, em São Paulo.
    Estou desenvolvendo um trabalho de conclusão de curso, onde minhas pesquisa estão baseados no conteudo dessa materia.
    Poderiamos conversar?

    ResponderExcluir
  2. Meu eletroencefalograma deu o ritimo de base alfa e irregular de 10,1 - 12,8 de baixa voltagem predomina nas areas posteriores. E reativo as
    aberturas dos olhos .O que me diz

    ResponderExcluir
  3. Mapeamento cerebral com predomínio de de frequência alfa(10-12 Hz) nas regiões posteriores de ambos os hemisférios cerebrais significa o quê?
    Em uma jovem de 24 anos

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde meu filho teve uma convulsão do nada e seu eletroencelafograma deu conclusão discreta disfunção das estruturas cortico_subcortical.predomínio de ondas reta deitadas regiões frontais bilaterais com irradiacoes posterior no hemisfério celebram esquerdo.alfa de origem central e irradiação parieto_occipital direita.beta1 de frequência elevada nas regiões tempoparietais esquerdas.beta2 de frequências elevada nas regiões biftontais poderia me tirar está dúvida pois o neuro me disse q o resultado é distúrbio de ansiedade distúrbio de aprendizagem e depressão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,o resultado do exame do meu filho é bem parecido deu disfunção cortical de caráter inespecífico,o retorno ao neuro dele vai demorar alguns dias,oq vc acha devo me preocupar muito?

      Excluir
  5. Resultado do exame deu alfa bloqueado.
    O que quer diser???

    ResponderExcluir
  6. Magno. O meu rezutado deu atividade rapida dominante da frequência beta 2 oque siquinifica?

    ResponderExcluir
  7. Não sei nada do assunto meu filho deu convulsão com ,18anos a medicamdisse que epileptogenese de base focal alguém me ajude presiso . Saber o assunto

    ResponderExcluir
  8. O que significa ritimo postrior alfa 9-10HZ sinusoidal,irregularmente
    assimetrico?

    ResponderExcluir
  9. No meu eletrocefalograma uma determinada linha se rompe em todos os estados..sono..vigília..O que isso significa?

    ResponderExcluir
  10. Estou pesquisado esses assuntos depois q meu filho deu conclusão (excesso teta) oq sig?

    ResponderExcluir
  11. ola meu exame de alfa irregular oque significa ?

    ResponderExcluir
  12. oque quer dizer ..atividade de base alfa 10 cps irregilarmente assimetricas e assincronicas mefia amplitude em regioes ocipitais.????? por favor alguem pode me responder ?

    ResponderExcluir
  13. Caramba, ninguém responde nada... Será que não temos o direito de saber o que se passa conosco ou com um ente querido?

    ResponderExcluir
  14. O eletroencefalograma da minha filha 6 anos deu ritmo de base dominante alfa nos occipitais o que é?

    ResponderExcluir
  15. Meu resultado deu presença de ritimo alfa principalmente em regiões posteriores o que significa esse resultado

    ResponderExcluir
  16. Ideonis@outlook.com fiz um exame e não fui informada do redultado sei que no papel está escrito que
    o EEG DIGITAL COM RITMO DE BASE: INSTÁVEL
    DISTRIBUIÇÃO FRENQUENCIAL:SIMÉTRICO
    ATIVAÇÃO PELA HIPERPNEIA: SENSÍVEL
    FREQÜÊNCIA COM PREDOMÍNIO DELTA E TETA DIFUSO.
    POR GENTILEZA PODE ME AJUDAR A DICIFRAR esse enigma.
    Att: Ideonis

    ResponderExcluir
  17. Bom dia o meu menino tem 8 anos no resultado dele deu ritmo de base dominante alfa nos accipitais o que significa?

    ResponderExcluir
  18. Pra que ? Se nunca respondem nossas perguntas?

    ResponderExcluir
  19. Tenho 39 anos fiz um eletroenfacelograma e o resultado deu 05HZ no ritmo dominante téta o que siguinifica?

    ResponderExcluir
  20. Ritmo Dominante, assimétrico, assincronico, sinusoidal, irregular em grupos curtos predominando em áreas posteriores de ambos os hemisférios cerebrais, com frequência de 05HZ e amplitude de 26 bitis. O que siguinifica?

    ResponderExcluir
  21. Ritmo alfa dominante09-10Hz de média amplitude ,com predomínio nas regiões posteriores.Foram registrado grafoelementos patológicos ,presença de inúmeros artefatos.
    Conclusão: Eletroencefalograma em vigília,com ondas thetas pontiagudas.

    ResponderExcluir
  22. Forma irregular,sincronico e assimetrico

    ResponderExcluir