Nicolelis e o Projeto Andar de Novo (Walk Again)

Miguel Nicolelis é um médico e neurocientista brasileiro, ele possui graduação em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Ciências, Fisiologia Geral, pela mesma. Atualmente é professor titular do Departamento de Neurobiologia da Universidade de Durke nos Estados Unidos, onde lidera um grupo de pesquisa em neuroengenharia. Seus trabalhos na área de interface cérebro máquina (ICM) e neuropróteses são referência mundial, nas suas próprias palavras o que ele e seu grupo vem estudando é: "temos tentado nesses últimos 10 anos interfacear a atividade do cérebro com máquinas diversas que podem realizar os nossos desejos motores sem o engajamento do próprio corpo. Você imagina o que você quer fazer e um robô, ou um avatar, realiza esse programa motor para você só pelo pensamento". E eles já conseguiram, seu trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) das tecnologias que vão mudar o mundo, principalmente por possibilitarem a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal.
Alguns anos atrás foi o primeiro brasileiro a ter sua pesquisa na capa da revista Science, um estudo sobre uma técnica promissora para cura do mal de Parkinson. Foi também um dos nomes cotados a receber o premio Nobel de Medicina, não foi o ganhador mas o avanço cada vez maior das suas pesquisas ainda o coloca como nome a ser observado.
Seu trabalho começou a ganhar o cenário internacional em 1999 graças à um experimento que merece até um post especial (para vê-lo clique AQUI), o experimento permitiu a um primata mover um braço robótico apenas com a força do pensamento.
Seguindo esta linha o cientista veio com o projeto Andar de Novo (Walk Again), um projeto bastante ousado. Ele acredita que com essa ICM ele conseguirá fazer pacientes tetraplégicos e paraplégicos se movimentarem com a ajuda de um exoesqueleto. Normalmente a causa dessas doenças é uma lesão na medula espinhal, o que não afeta a atividade cerebral, apenas a comunicação que leva seu comando até o resto do corpo. O projeto é uma parceria entre Alemanha, Brasil, EUA e Suíça.
O cientista acredita fortemente que esse não é um sonho distante, ele espera fazer a primeira demonstração pública do projeto na abertura da Copa de 2014 no Brasil. Ele quer que o primeiro chute do evento seja feito por uma criança paraplégica brasileira com o auxílio do exoesqueleto desenvolvido pela sua equipe.
Há um site especialmente para o projeto, o The Walk Again Project, por enquanto não há muito divulgado mas devemos levar em conta que o projeto começou agora apenas de nome, toda a pesquisa desenvolvida por Nicolelis e sua equipe nos últimos anos são partes fundamentais desse projeto.
Mas o cientista afirma que o projeto é muito maior, ele espera que o Andar de Novo possa alavancar ouras tecnologias que surjam durante a pesquisa e que também possa incentivar outros jovens cientistas do mundo a atuarem na área, ele se mostra sempre muito otimista quanto às repercussões do projeto.
O trabalho do pesquisar é amplamente divulgado e se você quiser saber mais pode procurar matérias e até videos de palestras no youtube.

Um comentário:

  1. Muito interessante essa pesquisa. Passou no Fantástico um tempo atrás (http://www.youtube.com/watch?v=xR8Y-DqNolQ) e me impressionou pela proximidade que os pesquisadores estão de criar um exoesqueleto humano aliando Biologia à Engenharia. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir