As Cadeiras de Roda Controladas por EEG

Há algumas coisas que vemos em filmes e pensamos sem impossíveis, Stan Lee e Jack Kirby deram vida nos quadrinhos ao professor Xavier que andava por ai controlando sua cadeira de rodas com a mente, em 1963 isso realmente parecia coisa de mutante, mas, isso virou realidade há alguns anos atrás.
Hoje temos várias cadeiras de rodas que são controladas utilizando EEG e vamos mostrar algumas delas pra vocês.

Foto ilustração do artigo indicado
A primeira dessas cadeira da qual achamos registro foi desenvolvida por cientistas espanhóis em um projeto que começou em 2007 e foi concluído em 2009, a proposta do projeto era desenvolver uma interface não invasiva e mais compacta para que seu uso diário fosse realmente viável. Um EEG não invasivo não era preciso o bastante para detectar padrões suficientes para realizar atividades complexas, mas os movimentos básicos de uma cadeira de rodas exigiam apenas que ela fizesse quatro movimentos e pudesse parar, e isso eles acreditaram que era possível fazer. 
Até a publicação do artigo que descrevia o projeto ele foi testado com 5 pessoas saudáveis, o processo exigiu escaneamento das atividades cerebrais, treinamento dos usuários testes e uso de fato da cadeira.
Todas as pessoas conseguiram operar a cadeira sem grandes dificuldades e o processo de adaptação dizem que foi bem rápido.


O vídeo acima mostra o funcionamento da cadeira e aqui está o LINK para o artigo dos desenvolvedores.

Em 2010 uma outra equipe de pesquisadores, agora da Suíça, criaram outra dessas cadeiras e o que eles alegaram de diferencial era que além de ler os padrões cerebrais e movimentar a cadeira ela também utilizava de outro recurso tecnológico que melhorava seu manuseio, a realidade aumentada.
O dispositivo tinha duas câmeras acopladas e o software trabalhava em tempo real com as imagens não só detectando objetos mas também os reconhecendo. 


No segundo vídeo reparei que o homem que controla a cadeira teve a cabeça raspada, não sei se isso é de fato uma necessidade para o projeto deles mas seria uma inconveniência para os usuários. 
Aqui está o LINK para o artigo dos desenvolvedores desse segundo projeto.

Vale ressaltar uma coisa, o primeiro dispositivo apresentado pode ser utilizado por tetraplégicos enquanto o segundo não. Vendo os vídeos podemos ver que no projeto dos espanhóis o usuário deve concentrar na direção desejada em uma tela, não exigindo movimento nenhum além do ocular. No projeto dos suíços o usuário deve fazer pequenos movimentos com suas mãos para controlar a cadeira. Isso é uma vantagem para o projeto dos espanhóis mais também é uma desvantagem porque o usuário acompanha o trajeto pela tela do computador.

Temos diversos outros projetos do tipo já desenvolvidos e em desenvolvimento, e o próximo passo para a maioria deles é fazer testes com deficientes reais e estudar a possibilidade de um uso diário do equipamento. Além disso obviamente vamos precisar esperar o desenvolvimento do designe dessas cadeiras e que o preço se torne realmente acessível, o que ainda pode demorar um bom tempo. Mas num futuro nem tão distante talvez nos deparemos com uma dessas.

2 comentários:

  1. Achei muito interessante! É uma ótima alternativa para quem usa cadeira de rodas!

    ResponderExcluir
  2. Show! É uma ótima solução para tetraplégicos!

    ResponderExcluir